PASTILHAS PARA A MEMÓRIA - RUBRICA DO GRUPO DE HISTÓRIA

Armistício da Primeira Guerra Mundial

 Com o passar do tempo existem datas que se esquecem, mas esta não pode passar em branco, porque marcou a vida de muita gente.

Dia 11 de novembro de 1918, foi assinado o armistício da Primeira Guerra Mundial, em Compiègne. Este pôs fim à Primeira Guerra Mundial e marcou a derrota das forças alemãs e dos seus aliados.  No âmbito desta data tão importante, a Escola Secundária João Da Silva Correia, queria refrescar-vos a memória e falar um pouco sobre o que foi este armistício.

Antes de mais, devem estar a questionar-se: “O que é isso de um armistício?”

Um armistício é um acordo formal, que permite por fim às hostilidades, criando condições a acordos de paz.

Neste caso, este sucedeu-se entre as forças alemãs e os Aliados.

A partir de fevereiro de 1917, os EUA cortaram todas as relações diplomáticas com a Alemanha e a 6 de abril entraram em guerra do lado dos Aliados. A entrada dos americanos tornou-se indispensável para os Aliados que estavam em dificuldades devido ao abandono da guerra por parte da Rússia, após a revolução bolchevique em outubro desse mesmo ano.

A 18 de julho e a 11 de agosto de 1918, os Aliados tiveram um estrondoso sucesso entre Reims e Soissons, induzindo o marechal Ludendorff a pedir o final da guerra a 14 de agosto de 1918. Este armistício foi anunciado por Ferdinand Foch, acompanhado por Clémenceau e um representante britânico. Assinado dia 11 de novembro de 1918, em Compiègne, às 4h30 da manhã, entrou em vigor às 11 do mesmo dia.

Este acordo é um grande símbolo de paz para todo o mundo. Durante a guerra foram registados mais de 9 milhões de mortos, somente em soldados, e deixados 21 milhões de feridos, entre os quais, 6 milhões de mutilados. A fome, as doenças e as epidemias, provocadas pela guerra, mataram outros milhões de pessoas pelo mundo. Quando terminou, a alegria foi tanta que até festejaram em conjunto frentes rivais.

A paz seria formalizada com o tratado de Versalhes, assinada no dia 28 de junho de 1919 e ratificada pela Liga das Nações no dia 10 de janeiro de 1920. Este tratado virá a ser uma sementeira de novas guerras.

  Beatriz Bastos, 12.º B 

Comentários