DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

Comemora-se no dia 10 de dezembro a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A Direção Geral de Educação sugere vários recursos que podem ser usados no âmbito da disciplina Cidadania e Desenvolvimento. As Bibliotecas Escolares associam-se a este desafio de compreensão do mundo através da leitura sugerindo alguns livros:

Coletânea de contos e poemas dos finalistas do Concurso Nacional de Poesia e Conto Contra o Racismo, com ilustração de Fidel Évora que «ajuda a ler as emoções que vão para além da escrita» (citação extraída do “Prefácios”).

  • A viagem, Francesca Sanna

"Como será deixar tudo para trás e percorrer quilómetros e quilómetros rumo a um destino longínquo e estranho?

Este livro conta, de forma cuidada e sensível, a história de uma mãe que parte numa viagem com os dois filhos para fugir à guerra."

  • Eu, Malala, Malala Yousafzai 

"A voz de uma adolescente que desafiou os talibãs."

  • O Lápis Mágico de Malala, Malala Yousafzai 

A verdadeira história de uma menina que desejava um mundo melhor. Quando Malala era ainda uma criança, no Paquistão, ela desejava ter um lápis mágico para... ... desenhar uma fechadura na porta do seu quarto para que os irmãos não a incomodassem. ... parar o tempo, e assim poder dormir mais uma hora todas as manhãs. Mas Malala cresceu e o mundo mudou, bem como os seus desejos. 

  • Livres e iguais - os direitos humanos na escola, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada

«Ninguém pode ser arbitrariamente preso» interveio Xavier para defender os colegas do castigo decretado pela professora que lhes sentenciou ficarem presos na aula, durante o período do recreio. Após a admiração de todos, Xavier teve de clarificar o seu pensamento: «- o que disse está escrito na Declaração Universal dos Direitos Humanos.»

  • Os direitos das crianças - Antologia Poética
  • A carta internacional dos direitos do homem
  • Os direitos do homem - uma educação cívica e moral para os nosso tempo?
  • Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos


Comentários