TRABALHOS PREMIADOS - CONCURSO UMA AVENTURA... LITERÁRIA

 Estes são os três trabalhos premiados com menções honrosas pela Editora Caminho

O meu melhor amigo, Luana Barbosa, 7.ºG

Pode soar estranho, mas, sim, o meu melhor amigo é um homem de papel. 

Quando eu era criança, não tinha pessoas para brincar comigo. Então, pegava num lápis e aventurava-me. Riscava uma folha com desenhos, com palavras e, até, com alguns rabiscos. Foi assim que o conheci, a primeira vez que tive contacto com um homem de papel.

Um dia, como qualquer outro, era eu uma jovem adolescente, cansada de estar todo o dia num quarto com aparelhos eletrónicos à minha volta, fui à cozinha pegar em algo para comer e voltei a vê-lo, o meu antigo amigo de infância.

- Lembras-te de mim? - perguntou ele.

- Sim, eu me lembro-me de ti… Já há alguns anos que não te via.

- Porque me abandonaste? Já não te sou mais útil? - perguntou ele com a tristeza no rosto.

- Não é isso, mas os tempos são diferentes.

- Diferentes? Como assim, diferentes? Eu brincava contigo e deixava que rabiscasses o meu corpo quando mais ninguém estava lá para te tirar do tédio!...

- A diferença é que, nos dias de hoje, eu já não necessito de uma folha de papel para acabar com o meu tédio. Hoje, aprendi a expressar o que sinto através do diálogo. Hoje, já tenho amigos com quem falar.

Fez-se silêncio.

Peguei numa folha e comecei a escrever. Cada frase lembrava-me um acontecimento importante na minha vida. Aniversários, Dia do Pai e Dia da Mãe, festas de família… tudo veio à memória.

- Hoje, tenho mais facilidade em expressar-me e em conviver com pessoas da minha idade, mas tu sempre serás o meu melhor amigo. 

O homem de papel desfez-se e, em cada folha tombada no chão, há desenhos, há palavras, há rabiscos.  Olho para todas aquelas folhas, para todos aqueles desenhos, para todos aquelas palavras com carinho.

Foi bom recordar! Hoje aprendi a falar.

Carolina Florim, 3.º ano,  EB1 Carquejido


Guilherme Paiva, 4.º ano, EB1 Conde Dias Garcia



Comentários