AS BIBLIOTECAS ESCOLARES E AS EMOÇÕES - ESCOLA A LER

Estes são alguns exemplos de livros lidos na Hora do Conto e no Clube de Leitura.
Foram um excelente ponto de partida para conversas sobre histórias, sobre sentimentos e emoções, fortalecendo laços.

Ao longo do ano, e partindo do livro, as professoras bibliotecárias foram apresentando histórias que falam de emoções ou que de alguma forma despertam emoções em quem as lê e ouve.

O livro “A viagem”, de Francesca Sanna, foi apresentado a algumas turmas para falar de guerra, de refugiados, do medo e da tristeza de deixar a sua casa e o seu país e partir rumo ao desconhecido, para fugir a uma situação de guerra. Fazendo o paralelismo com o que assistimos na Ucrânia, como te sentirias se estivesses na situação desta família?! Este é o ponto de partida para o diálogo com os alunos sobre emoções e sobre a situação atual do mundo.

“Como tu”, de Ana Luísa Amaral, é um livro de poesia, que trata de forma muito delicada diversos temas como o amor, a amizade, o bullying, os limites… curiosamente, o poema que os alunos destacam é o da Joaninha, uma menina que é gozada pelos colegas. Alguns identificam-se com esta menina, pois também eles são ou foram gozados pelos seus colegas. A questão que se coloca é: como te sentirias se fosses a Joaninha? Alguns alunos chegaram a admitir que faziam bullying para serem “levados a sério”, para se imporem ao grupo. Questionados se gostariam que lhes fizessem o mesmo, é claro que a resposta é não.

“Oliver Button é uma menina”, de Tommie de Paola, também fala deste tema, em que um menino é gozado por gostar de dançar. Aqui trabalhamos os estereótipos, será que só os rapazes gostam de futebol e as meninas de Ballet?! No final, aquela frase escrita no muro da escola, passa a ser “Oliver Button é uma estrela”, e o menino que era gozado é agora visto com orgulho pelos seus colegas! Depois de ouvirem a história, os alunos também dizem quais as suas atividades preferidas.

“A bondade cresce”, de Britta Teckentrup, é também um livro muito bonito para apresentar aos mais pequenos. Por vezes, os pequenos desentendimentos podem crescer, se voltarmos as costas, se não falarmos ou pelo contrário, gritarmos com os nossos amigos. E essa mágoa aumenta… No entanto, se nos conseguirmos acalmar, conversar, expor os nossos pontos de vista e aceitar e respeitar o ponto de vista dos outros, a bondade cresce como uma bonita árvore, fortalecendo os laços da amizade. Nada como um abraço, ou um “Desculpa!”, para “regar” esse sentimento!

“Depois da chuva”, de Miguel Cerro, é um livro com ilustrações lindíssimas e que nos fala de amizade e cooperação. Numa situação de adversidade, temos de nos unir e cada um, por mais frágil que seja, pode fazer a diferença e ajudar o grupo.

Estes e outros livros encontram-se nas bibliotecas escolares do nosso agrupamento!

Boas leituras!

Comentários