SETEMBRO MÊS DA ALFABETIZAÇÃO E DA LITERACIA (SMAL) - DESAFIO

As bibliotecas escolares lançam o primeiro desafio do ano letivo.

Repara na imagem e reflete. Depois, responde, num pequeno texto ou numa gravação áudio, a uma ou às três questões:

- E se fosses tu a não saber ler o aviso?

- Não saber ler nem escrever: que constrangimentos?

- Ler: que sentido(s) dá?


Responde nos comentários ou envia para o email: biblioteca@aejsc.pt

As opiniões das alunas Maria Ângela...

... e Maria João Batista

Comentários

  1. Para ser eu a não saber ler, tenho de me imaginar na China, por exemplo, e deparar-me com a mesma imagem, mas com os caracteres chineses. Iria ficar intrigada, pois o letreiro pode alertar para situações muito diversas. Nunca iria saber, sem perguntar a alguém e teria de confiar na resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quer, então, dizer que quem não sabe ler tem de confiar naquilo que lhe dizem. É triste, não é?

      Eliminar
    2. Muito triste .....ler o mundo é um direito inalienável da existência humana!

      Eliminar
  2. Se fosse eu a não saber ler o aviso, sentir-me-ia insegura e curiosa ao mesmo tempo, por não conseguir descodificar e interpretar a mensagem, pois por um lado, essa mensagem poderia ter uma informação negativa ou positiva. Neste caso, talvez perguntasse a alguém o que se encontrava escrito. Um dos constrangimentos de não saber ler, é não ter acesso a informação e não desenvolver outras capacidades que dependam da leitura, além disso muitas pessoas perdem oportunidades, sendo excluídas em projetos ou trabalhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reading is a way to empower your voice and to activate 21st century skills. It matters ...👍

      Eliminar
  3. E se fosses tu a não saber ler o aviso?
    Se fosse eu a não saber ler avisos, pedidos e outras coisas mais, podia pelo menos falar e tentar comunicar verbalmente. Podia perguntar a alguém e tentar saber, mas não era tão fácil. Se eu for para um país diferente também não sei ler, mas provavelmente também não sei comunicar, o que é ainda mais difícil.
    É difícil não saber ler, temos de usar outras capacidades que nos ajudem a ultrapassar este obstáculo diariamente. É como as crianças pequenas, não sabem ler nem escrever, mas perguntam, memorizam símbolos.
    Não saber ler é, no entanto, muito limitativo, pois hoje em dia necessitamos de saber ler para tudo: Tirar carta de condução, usar um telemóvel, pesquisar na internet, ir ao cinema ou ver televisão. É uma limitação que não nos mata, mas que nos dificulta muito a vida. É como os cegos, que não têm tudo adaptado a si, mas procuram formas de ir ultrapassando as diferentes dificuldades com que se deparam diariamente, embora seja sempre muito difícil.

    Ler: que sentido(s) dá?
    Ler dá sentido à nossa vida. Dá-nos autonomia para não necessitarmos dos outros para ler ou nos explicarem as coisas. Dá-nos liberdade, para lermos o que quisermos, onde e quando nos apetecer. Saber ler e interpretar o que se lê, livra-nos de sarilhos, de problemas e maiores cuidados, por exemplo, se me sentar no banco da imagem vou pintar a roupa e vou ter vergonha de andar na rua pintada.
    Ler ajuda-me a andar de metro, a usar um autocarro, a ir às compras, a ler instruções, o correio, um recado da escola, sozinha sem a ajuda dos outros, torna a nossa vida diária mais fácil.
    Para mim ler dá-me a sensação de querer saber mais, de continuar até ao fim da história, satisfazer a minha curiosidade. Ler é desligar do mundo que me rodeia, é ter uma mistura de sentimentos e emoções.


    ResponderEliminar
  4. Se eu não soubesse ler o aviso, provavelmente ter-me-ia sentado no banco.
    Não saber ler nem escrever não dá independência, não alarga o vocabulário, piora a comunicação e traz muitas outras desvantagens, por isso é importante saber ler e escrever. O saber dá poder.
    Ler dá para estimular o cérebro, dá criatividade, dá entretenimento, saber ler é essencial para a vida, para nós comunicarmos e para não emburrecermos.

    ResponderEliminar
  5. Se fosse eu a não saber ler, sentar-me-ia. Não saber ler implica ter mais dependência dos outros. Pelo contrário, saber ler melhora o conhecimento, dá entretenimento, estimula o cérebro, desenvolve o espírito crítico, alarga o vocabulário e melhora a comunicação.

    ResponderEliminar
  6. Pessoas analfabetas têm, sem dúvida, a vida mais limitada dado que muitas informações fulcrais no nosso quotidiano estão escritas e não as compreender pode deixar essas pessoas constrangidas em situações diárias.

    ResponderEliminar
  7. A literacia não é apenas saber ler, é, também, saber compreender e aplicar os conhecimentos de forma adequada. De pouco ou nada nos adianta sabermos ler e não sabermos interpretar as mensagens. Há sempre um constrangimento para a pessoa que não compreendeu o que leu.
    Depararmo-nos com uma informação e não a conseguirmos compreender é uma situação impensável. No entanto, num contexto fora do país, sem conhecer a língua, seria um choque e traria enormes constrangimentos.
    Assim, é completamente lamentável que ainda haja pessoas que não têm acesso ao ensino, à alfabetização.

    ResponderEliminar
  8. Se eu não conseguisse ler o aviso, ficaria extremamente envergonhado. Como não sabia o que dizia, não me sentaria, pois teria medo de o fazer. Acho que tentaria aprender a ler, mas como o faria? Não podia pesquisar nada, pois não saberia. Acabaria por ter medo de avisos o resto da vida!

    ResponderEliminar
  9. Ler dá sentido à vida, até porque faz parte do nosso dia a dia. Se não soubermos ler, a nossa vida fica sem sentido, pois não poderemos ler rótulos, jornais...para estarmos bem informados diariamente. Ler dá-nos independência.

    ResponderEliminar
  10. Saber ler e interpretar promove uma maior independência ao leitor, dando-lhe autonomia para enfrentar os problemas existenciais do dia a dia.
    A leitura oferece muito conhecimento e informações necessárias à população. A leitura também melhora a comunicação e alarga o conhecimento, assim como, desenvolve a criatividade e a imaginação.

    ResponderEliminar
  11. Ler: que sentido(s) dá?

    Ler permite-nos comunicar, entender pessoas, porque podemos ler literalmente tudo o que há, apenas segundo diferentes formas e línguas (não apenas falando de línguas pertencentes a diferentes nações ou países, mas também porque o mundo é escrito de muitas mais maneiras, como linguagem matemática e filosófica - por exemplo). É como uma forma de adquirir uma arma que pode ser usada em todo o tipo de combate, a educação, algo que nos torna sábios, estratagistas, habilidosos, investigadores, e tudo o que há para dizer. É então escusado dizer que com ler, vem conhecimento, e com conhecimento, podemos ter o mundo a nossos pés.
    No entanto, o valor de ler, para mim, vai muito além daquilo que diz respeito à educação. O ato da leitura, a arte de passar a conhecer palavras, perceber como elas se interligam e a beleza de construir frases, parágrafos, capítulos,… é em si uma das maiores formas de prazer que eu conheço. Não que a parte que diz respeito à educação seja insignificante (muito pelo contrário), eu apenas não vejo “ler” como algo tão objetivo quanto isso, sendo que ler não é só conhecer palavras, mas apreciá-las.
    Finalmente, ler é então uma forma de evasão, uma forma de apelar a tudo o que seja imaginação e reflexão. Ler é (para além de uma forma de obter conhecimento) um ato emocional, porque nos faz rir, chorar, conhecer, fugir da realidade (ou percebê-la),… E, acima de tudo, ler é a ligação entre o leitor e o autor, conecta-nos, une-nos, faz o mundo um lugar menos solitário.

    ResponderEliminar
  12. Se eu não soubesse ler o aviso, teria de viver a acreditar nas coisas que os outros me iriam dizer.

    ResponderEliminar
  13. Se eu não soubesse ler ou interpretar o que leio, teria muitas dificuldades ao fazer o que quer que fosse. Estaria dependente de pessoas que estivessem por perto, mas por vezes as pessoas podem não ser de confiança e fazer-me correr alguns perigos.

    ResponderEliminar
  14. É importante saber ler porque ler é uma necessidade básica de comunicação.
    No entanto, saber ler não é só saber juntar as letras de uma palavra, é conhecer o significado de cada palavra e conseguir interpretar todas as frases de um texto. Assim, a partir do momento em que aprendemos a ler, temos a possibilidade de desenvolver a criatividade e a imaginação, a melhorar a comunicação, o sentido crítico e a escrita.
    Podemos concluir, desta forma, que saber é um instrumento fundamental no dia a dia.

    ResponderEliminar
  15. Saber ler é muito importante no nosso dia a dia.
    Se quisermos saber os constituintes dum produto, saber duma notícia ou muitas outras coisas não conseguimos. É por isso que ler tem importância na nossa vida.
    A leitura desenvolve o nosso pensamento e a nossa capacidade de memória. Razão pela qual um bom leitor usualmente é um bom escritor.
    A leitura traz sabedoria e conhecimento.

    ResponderEliminar
  16. Se eu não soubesse ler, pedia a alguém para ler pois não me sentiria segura a sentar-me num banco que tinha um aviso.

    ResponderEliminar
  17. Se eu não soubesse ler, ter-me-ia sentado. Não saber ler nem escrever provoca muitos constrangimentos. A vida de um analfabeto é limitada e complicada, pois impede de praticar atividades banias do dia a dia que impliquem ler ou escrever. Assim, toda a vida vai depender de alguém que o oriente e guie.

    ResponderEliminar
  18. A leitura está muito presente no nosso dia a dia. Mas que vantagens e benefícios nos traz? e a adquirir
    Com a leitura tornamo-nos mais independentes e criativos, a leitura também nos consegue proporcionar entretenimento. Conseguimos melhorar a comunicação e a ortografia, aumentar a informação e o vocabulário. Ao ler estamos a estimular o nosso cérebro e a adquirir novos conhecimentos e conseguimos desenvolver o nosso espírito crítico.
    Tudo isto se concretiza quando lemos. A leitura é importante e cada vez mais conseguimos percebê-lo.

    ResponderEliminar
  19. Se fosse eu a não saber ler o aviso, provavelmente ter-me-ia sentado. Infelizmente, existe bastante população analfabeta. Deve ser complicado não saber ler, não conseguir usar um telemóvel, fazer uma lista de compras ou não conseguir comunicar por escrito. Hoje em dia, já há menos população analfabeta do que há uns anos e espero que, daqui a uns anos, a percentagem seja ainda menor. Ler dá sentido à nossa vida. É como uma pitada de sabedoria que faz a diferença. Para mim, ler é tao importante como comer, como dormir ou como passar por alguém que conhecemos e cumprimentar. Ler faz a diferença, o saber ler não tem uma única desvantagem. Ler aumenta a felicidade nos dias bons e melhora a autoestima nos dias maus e, mais importante que isto, é que aumenta a capacidade mental e diminui os erros de ortografia. Ler é o fertilizante que nos faz crescer!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário. Será publicado depois de autorizado.