A ANA FLOR E AS ESTAÇÕES DO ANO

Os alunos do 2.º ano da EB1 do Parrinho soltaram a sua criatividade e, a partir de uma imagem partilhada pela professora, cada um criou a sua interpretação. Depois, aceitaram o desafio lançado pela professora bibliotecária e, a partir da imagem, criaram um texto coletivo. Ora vejam: 

A Ana Flor e as estações do ano

Numa ilha muito distante, onde o outono era a única estação do ano, vivia uma menina chamada Ana Flor. Esta menina vivia muito triste, porque naquele lugar só existia uma única estação do ano, o outono. Os dias eram muito aborrecidos para a Ana Flor, porque o outono nunca saía da sua ilha. Tinha de vestir roupa quente, nunca podia ir para a praia nadar e tinha que brincar muitas vezes dentro de casa, porque chovia muito e estava sempre frio. Para culminar, as árvores estavam sempre despidas, as folhas caídas no chão e os animais raramente apareciam naquele lugar.

Um dia estava ela muito chorosa a ver o pôr-do-sol e a lamentar-se da sua triste vida, quando apareceu um lindo golfinho, que ao vê-la assim tão desanimada, teve pena dela e decidiu ajudá-la.

- Olá! Porque estás a chorar? – perguntou o golfinho à menina.

- Olá, golfinho! Eu sou a Ana Flor, vivo nesta ilha, onde só existe uma estação do ano fria e nada colorida, o outono. Sabes, eu gostava muito de poder sair daqui e conhecer outros lugares onde há calor, sol, muitas flores, onde eu possa ver a brancura da neve nas montanhas e poder receber presentes do Pai Natal, pois ele só vem no inverno.

O golfinho ao ouvir as lamentações da sua nova amiga decidiu então ajudá-la. Convidou-a a montar no seu dorso e levou-a a conhecer locais onde as outras três estações do ano estavam presentes: o inverno, a primavera e o verão.

A partir daquele dia, a Ana Flor pode assim viver muitas aventuras com o seu amigo golfinho e ambos viveram felizes para sempre! J

Autores: Alunos do 2ºA

EB1 / JI do Parrinho



Comentários