CONCURSO "O AMIGO CROCODILO"

Este texto narrativo subordinado ao tema “Já imaginaram se chegassem à vossa casa nova e encontrassem, a viver lá dentro, um adorável e amistoso crocodilo cantor?" foi escrito pela aluna Inês Amorim, 9.º C, e foi vencedor no concurso "O amigo crocodilo", lançado a nível nacional, o que levou toda a turma ao cinema CINEPLACE 8ª AVENIDA. 

Baseado na série de literatura para a infância Lyle, Lyle Crocodile, o filme chegou ao grande ecrã com uma mensagem de inclusão, diversidade e da necessidade de cada um encontrar a sua própria voz. 




Estava eu no meu quarto, quando ouço de longe alguma voz, alguma canção. Mas como é que isto pode estar a acontecer? Não coloquei nenhuma música a tocar!

- Mãe, deixaste o Youtube ligado? - pergunto eu. 

Não obtenho nenhuma resposta. Parece-me ser a “Come As You Are” dos Nirvana.  

Decido, finalmente, levantar-me da cama e dirijo-me ao local de onde vem a canção. Encontro, então, um crocodilo. Fico indignada! Como é possível um crocodilo ter entrado em minha casa sem ter feito o mínimo de barulho. Decido perguntar:  

- Quem és tu? Como é que entraste em minha casa?  

Ele não diz uma única palavra.  

Permaneço ainda sem uma única reação. Realmente fico indignada! Como é possível um crocodilo cantar assim tão bem como um ser humano. Parece-me ser um crocodilo tão agradável!  

Decido, então, aceitar a sua amizade, acabando por elogiar a sua maneira tão impressionante de cantar para um simples crocodilo. 

- Costumas cantar frequentemente? Onde aprendeste a cantar?  

Continuo sem obter uma simples frase. Será que ele apenas comunica enquanto canta? Gostaria de aprender a cantar. Já que somos amigos, posso pedir para que ele me ensine.  

Agarro na minha guitarra, inclinando-a na sua direção, e ele acaba por acenar com a cabeça.  

Começa por me mostrar a primeira música que o ouvi cantar, no dia em que nos tornamos amigos.  

Costumamos fazer isto todas as vezes que estamos juntos. Optamos, também, por outras coisas relacionadas com a música: não só passeios pelo parque, em que acabamos por cantar várias músicas de que ambos gostamos, mas também diversas aulas diárias com a presença de todo o tipo de música e de diversão que poderia haver.  

Nunca pensei que uma amizade com um crocodilo pudesse trazer tanta felicidade, apenas com a presença de música, sem a presença de uma única frase.  

Comentários