BIBLIOTECAS ESCOLARES : A LIGAR COMUNIDADES


"Bibliotecas Escolares a ligar comunidades" foi o tema proposto pela IASL (International Association of School Librarianship). Tendo em conta a situação que se vive atualmente no mundo, a equipa da biblioteca da escola secundária desenvolveu uma atividade que teve como objetivos contribuir para a partilha e cooperação entre alunos estrangeiros que frequentam a escola, promover a leitura, a diversidade cultural e o apoio socioemocional e, ainda, construir uma comunidades mais coesa e interligada.

Os alunos de várias nacionalidades foram convidados para participarem numa tertúlia para partilharam histórias de vida, culturas e línguas, dificuldades de integração... 

Levaram com eles objetos que os ajudaram a contar essas histórias. São objetos que fazem a ponte entre Portugal, onde agora moram, e o país natal que deixaram para trás e que não lhes oferecia segurança e/ou um nível de vida digno. O livro A rainha do Norte, de Joana Estrela, foi o mote para a partilha. Todos se identificaram com esta criada que se tornou rainha, mas nem por isso era feliz. Outros livros, com contos tradicionais do mundo e contos sobre migrantes, foram expostos para convite à leitura. Durante duas horas, os testemunhos provocaram emoção, lágrimas, mas também abraços. Foi criado um "passaporte" com as várias nacionalidades dos alunos que serviu de elo entre todos e a troca de "autógrafos", no passaporte, selou amizades.

Comentários