FEVEREIRO, MÊS DOS AFETOS

Ao longo deste mês, as bibliotecas escolares abordam o tema dos afetos, dos sentimentos, e nada melhor como um bom livro (dois ou três) para iniciar essa temática.


Foi apresentado o livro Como Tu, de Ana Luísa Amaral, às turmas de 4.º e 5.º anos, tendo os alunos ouvido com muita atenção o CD com os poemas, com um fundo musical, que abordam temas como o amor, a amizade, o crescimento, a diversidade, o bullying...

 Os mais pequenos fizeram alguns desenhos / frases / poemas baseados no que ouviram:

 "Não interessa ter pai e pai ou mãe e mãe,

o que interessa é ter uma família,

onde se pode ter paz e harmonia."

"Não julgues a pessoa pela sua aparência!"

"Se ajudares as pessoas, elas ajudam-te também."

"O amor é importante

porque tudo sabe bem

como o afeto das pessoas."

"O amor é como tu: simples, leve e querido. Às vezes, pode ser complicado, quando os pais se separam, quando nos chateamos... Mas, na verdade, quando nos chateamos com os pais ou com os avós, eles continuam a gostar de nós e nós deles. Para eles ficarem felizes, com certeza, que desejam que nós sejamos felizes e que ajudemos nas tarefas. É difícil quando as pessoas que conhecemos morrem, mas passado algum tempo, já estamos melhor."

"Quando eu estou com alegria

é porque estou com a família.

Eu vivo a minha vida

Com paz e harmonia.

 

O bullying é para acabar

vamos todos amar

quando vejo alguém a fazê-lo

digo para parar."





 Também o 5.º ano ouviu com atenção e no final, foram partilhadas algumas considerações sobre os temas abordados: as amizades, o crescimento. Mas, o que suscitou mais participações, foi o poema da "Joaninha" que é posta de lado, excluída do grupo. Falou-se de bullying e da importância de se conhecer o outro, antes de se fazerem juízos de valor.

Somos todos diferentes e isso torna-nos especiais, pois, assim, podemos complementar-nos!





Comentários