FASE INTERMUNICIPAL DO CONCURSO NACIONAL DE LEITURA - LIVROS SELECIONADOS

 Os alunos apurados no Concurso Nacional de Leitura para a fase intermunicipal terão de ler os seguintes livros: 

1.º ciclo: Eu falo como um rio, Jordan Scott 


"E se, sempre que tentasses falar, as palavras ficassem encravadas no fundo da tua boca? Baseado na sua própria experiência, o poeta Jordan Scott descreve, neste livro inspirador, a história de um menino que gagueja. «Quando as palavras que me cercam são difíceis de dizer, penso no rio indomável.»

Sydney Smith, vencedor da Medalha Kate Greenaway, entre outros prémios de grande prestígio, e autor de Ser Pequeno na Cidade, ilustrou magistralmente este texto poderoso e intimista. Este é um livro para quem se sente diferente, solitário ou incapaz de se integrar.

Livro intimista e poético, em que o autor conta a sua própria história, com ilustrações expressivas que acrescentam informação, como uma dupla narrativa. História comovente que aborda a questão da gaguez e todas as suas implicações emocionais, mas que termina com um final de superação."

2.º ciclo: Por sorte, o leite, Neil Gaiman


"Comprei o leite – disse o meu pai. – Saí da loja e ouvi uma coisa estranha que parecia vir por cima de mim. Era um barulho assim: tumm tumm. Olhei para cima e vi um disco prateado enorme a pairar sobre a rua Marshall.
«Ena, pensei. Isto não é coisa que se veja todos os dias.» 
Descobre até que ponto tudo pode ficar muito estranho nesta história inacreditável onde as viagens no tempo começam ao pequeno-almoço."

3.º ciclo: A família da rua sem saída, Eve Garnett

"Uma história repleta de ternura e humor, que nos relembra que a felicidade está nas pequenas coisas.
Os Ruggles são, provavelmente, a família mais unida e divertida da Rua Sem Saída.
Não existem momentos de tédio nesta família. Os sete filhos - três raparigas e quatro rapazes - dão cabo do juízo dos pais com as suas escapadelas e tropelias - como a inesperada viagem aérea de Jim a bordo de um cano de esgoto… ou aquela ocasião em que a pequena Peg acabou nos braços de um polícia, em Londres… Até William, o bebé da família, saiu muito cedo da casca."

Secundário: A boneca de Kokoschka, Afonso Cruz

"Durante a segunda guerra mundial, em Dresden, um rapaz judeu chamado Isaac esconde-se na cave de uma loja de pássaros. Sobrevivendo às toneladas de bombas que caem sobre a cidade, Isaac Dresner construirá a sua vida à volta dos livros, recuperará histórias e fará nascer outras. Mostra assim como acontecimentos fortuitos, inusitados ou insignificantes – entre eles, a existência da boneca de Kokoschka – são tão cruciais para tecer os nossos destinos quanto aqueles que, pela imponência, julgamos serem os únicos fundamentais.
Esta é uma história sobre a importância do outro. Os destinos cruzados deste romance iluminam o modo como as nossas relações, encontros, criações e circunstâncias formam a nossa identidade, nos fazem crescer e nos permitem, um dia, percebendo que a porta da nossa gaiola está aberta, abrir as asas e, sem recear a liberdade, conquistar um pouco de céu."

Comentários