SER ESCRITOR É COOL

 Os trabalhos que se seguem foram selecionados por um júri, na escola, para participação no concurso "Ser escritor é cool", promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares. No entanto, só um poderá ser enviado. Assim, submetem-se à votação do público.

A votação deve ser feita nos comentários, com indicação do número do trabalho.

Tema: A expressão “dar voz aos alunos” é cada vez mais utilizada. O que significa isto para ti? 

Trabalho 1 - alunas Beatriz Araújo e Margarida Lima, 8.ºC 

Dar voz aos alunos é dar oportunidade a cada um dos estudantes e jovens de se expressarem e exporem as suas ideias sobre a maneira como são instruídos e participarem na tomada de algumas decisões na organização das escolas, pois é aí que passam a maior parte do seu tempo.

Na nossa opinião, os jovens deviam ser mais ouvidos, porque eles são os responsáveis, pelo futuro do mundo. Tal como se encontra descrito no artigo 13.º dos direitos das crianças: “A criança tem direito à liberdade de expressão. Este direito compreende a liberdade de procurar, receber e expandir informações e ideias de toda a espécie, sem consideração de fronteiras, sob forma oral, escrita, impressa ou artística ou por qualquer outro meio à escolha da criança.”

Hoje em dia, há imensos jovens que dão a voz para defenderem causas ambientais, sociais e económicas. Podemos referir o exemplo de Malala Yousafzai, uma jovem que desde cedo começou a lutar pelo direito das mulheres à educação, no Paquistão. São exemplos como este que todos os jovens deviam seguir.

O facto de os alunos poderem intervir e dar opinião sobre o funcionamento da escola, também lhes permite compreender que a própria escola tem de obedecer a determinadas regras que são impostas por instâncias superiores, nomeadamente o Ministério da Educação, o que a maioria dos alunos desconhece.

Para concluir, queremos reforçar que os jovens devem ser ouvidos, pois apresentam ideias inovadoras que podem modificar a sociedade e o mundo de uma forma positiva, e, desta forma, participarem na sociedade como merecem.

Trabalho 2 - aluna Carolina Santos, 8.ºC

Para mim, a expressão "Dar voz aos alunos" significa dar uma plateia aos estudantes para que eles exprimam as suas ideias, preocupações, opiniões, de forma a sentirem-se ouvidos.

Os alunos são os mais afetados pelo sistema escolar, pois dele depende o seu futuro. Contudo, como não são vistos pela sociedade como membros relevantes, por conta da sua idade, muitas vezes as suas ideias são desvalorizadas.

E ouvir a voz dos alunos sobre a escola é fundamental. Um aluno pode gostar muito de uma disciplina, mas, se não conseguir trabalhar bem sobre pressão, as suas notas nas avaliações não vão refletir o que realmente sabe. Eu, por exemplo, gosto muito de inglês, mas, tendo em conta as minhas notas, não me sinto motivada para investir na disciplina. Ninguém vai julgar um peixe pela sua incapacidade de subir às árvores, portanto não faz sentido o sistema escolar julgar alunos pela sua incapacidade para a matemática quando ele é excelente nas artes.

Dar voz aos alunos não é só para ouvir coisas positivas, mas também se deveriam ouvir os assuntos problemáticos. Entendo que nem todos os alunos tenham o nível de maturidade para isso, mas alguém o fará por eles.

Concluindo, é importante dar voz aos alunos pois eles são os mais afetados pelo sistema escolar e, se as suas opiniões são desvalorizadas, pode levar ao desencorajamento de seguirem áreas que gostariam, estragando, assim, os seus sonhos e, possivelmente, um grande futuro.

Trabalho 3 - Levi Torres e Sofia Costa, 7.º F

Comentários

  1. Voto no trabalho 1

    ResponderEliminar
  2. O meu voto vai para a trabalho 1

    ResponderEliminar
  3. Voto no trabalho 1, com um grande beijinho para as autoras😘

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Deixe o seu comentário. Será publicado depois de autorizado.