"VÍRUS, BACTÉRIAS E HUMANOS" - OPINIÃO DE LEITURA (4)

Opinião sobre o livro Vírus, Bactérias e Humanos: Ciência e Histórias de uma Coabitação Atribulada, de Luís M. Aires, 2020

por, Iara Costa, Lara Santos, Gisela Freitas, João Silva, Tiago Ramadinha, Miguel Paula e Tiago Maia, alunos de Biologia, 12ºC


No livro Vírus, bactérias e humanos, de Luís M. Aires, é apresentado um ponto de vista sobre a ciência de uma forma simplificada, nomeadamente ao nível dos fenómenos e evolução resultantes da “Coabitação atribulada” dos três agentes suprarreferidos que afetaram, e afetam, continuamente o equilíbrio da “comunidade biótica da Terra”.
A escolha de um tema deste calibre científico pode levar-nos a uma primeira impressão hesitante, no sentido de nos fazer pensar que é necessário um grande leque de conhecimentos científicos aprofundados e rigorosos para uma boa compreensão do conteúdo do livro na sua íntegra, ideia que rapidamente nos apercebemos de ser errada aquando da leitura do posfácio. 
Apelando a um tema relativamente novo e atual, a pandemia do Covid-19, causada pelo vírus SARS-COV-2, é estabelecida uma relação com os diversos conteúdos explorados no livro, como a imunidade e o controlo de doenças, o que gera interesse no leitor por ser um tema, para muitos, assustador e que sofre, constantemente, novas atualizações e descobertas, que requerem uma adaptação de comportamentos e normas sociais.
Por todos os motivos mencionados anteriormente, consideramos que a leitura do livro é recomendada a todos os que mostrem interesse pelo assunto, sendo uma obra de leitura acessível e enriquecedora. 


Comentários