MARÇO, MÊS DA LEITURA - TEMA "ÁGUA"

Foi bem divertida a atividade com o tema "Água", na BE da Escola EB1 Carquejido, com a turma de 1.º ano. Construção de barcos em papel que ajudaram na canção "Um barquinho andava ligeiro", leitura coral de poemas de João Pedro Mésseder e de Luísa Ducla Soares e escrita poética muito improvisada a partir do poema "Caranguejo" que os alunos continuaram com mais respostas à pergunta "- Caranguejo, caranguejo/onde estás que não te vejo?"

in, O planeta azul, Luísa Ducla Soares

E o texto ficou assim:

- Caranguejo, caranguejo
onde estás que não te vejo?

- Estou à beira-mar a nadar
com a estrela vou viajar.

- Caranguejo, caranguejo
onde estás que não te vejo?

- Fugi para o fundo do mar
para com os peixes brincar.

- Caranguejo, caranguejo
onde estás que não te vejo?

- Escondi-me na areia
vou morder o pé que cheira a chulé.

- Caranguejo, caranguejo
onde estás que não te vejo?

- Estou dentro de um tubarão
que me comeu com pão.

- Caranguejo, caranguejo
onde estás que não te vejo?

- Numa concha me escondi
dentro dela adormeci.

- Porque  te escondeste, caranguejo, debaixo do guarda-sol?
- Para me proteger do sol!

Comentários