Esta é a opinião da aluna Dânia Cardoso, da turma 7.ºE, sobre o conto "Nyambura", incluído na antologia 39 poemas e contos sobre o racismo.
Na minha opinião, o conto “Nyambura” é um dos melhores contos que já li, porque, apesar da sua simplicidade, cativou-me do início ao fim.
Se fosse comigo, não sei se teria tanta calma como a personagem ao ouvir tantos comentários maldosos.
Por um lado, ao lermos este conto, acreditamos que, mesmo que aconteça algo que mude a nossa vida inesperadamente, tal como Nyambura que teve de fugir e deixar tudo para trás, nunca devemos desistir, porque existe sempre a esperança. Devemos refletir e fazer a escolha certa e todos devemos ser tratados da mesma forma.
Por outro lado, é um conto interessante, empolgante, comovente e despertou-me vários sentimentos, apesar de contraditórios, tais como alegria, tristeza, curiosidade, ansiedade e, até mesmo, revolta, Em vez de tratarem mal os refugiados, as pessoas deviam aceitá-los no seu país e dar-lhes as boas-vindas.
Além de tudo isto, o conto aborda, também, vários assuntos atuais, tais como preconceito, guerra, desigualdade social e racismo.
Para concluir, e reforçando a minha opinião, todos devem ter direito à educação e a ser felizes, mas também devem ter o dever de respeitar os outros e de cumprir as regras. Acho que todos deveriam ler este conto pois influencia-nos positivamente. Faz-nos acreditar que, se tivermos orgulho naquilo que somos e como somos, nada nos pode parar e conseguiremos alcançar os nossos sonhos, pois, afinal de contas, somos todos iguais.
Comentários
Enviar um comentário
Deixe o seu comentário. Será publicado depois de autorizado.