LER FORA DA ESCOLA - APRESENTAÇÃO DO PROJETO AOS PAIS/EE

O projeto Ler Fora da Escola, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares, foi apresentado aos pais em reuniões presenciais nas 5 escolas EB1/JI do Agrupamento.

Dirigido a crianças do pré-escolar, 1.º, 2.º anos e respetivas famílias, teve a adesão de 16 turmas, prevendo-se, para já, a adesão de 180 famílias.

 O QUE SE PRETENDE?

Pretende-se que a leitura possa contribuir, não apenas para o sucesso e exercício da cidadania, mas também para o bem-estar e felicidade das crianças, das suas famílias e até das nossas escolas.

Tem, portanto, como objetivos, envolver as famílias na leitura por prazer e criar, juntamente com a escola, hábitos de leitura desde tenra idade.

METODOLOGIA

As ações decorrem da articulação escola/ família, a partir da colaboração entre a biblioteca escolar e os docentes.

As ações serão divulgadas e implementadas com periodicidade regular, de três em três semanas, através do envio às famílias de roteiros com sugestões de atividades de exploração dos livros.

PAPEL DAS BIBLIOTECAS E DAS EDUCADORAS E PROFESSORAS

Dar a conhecer a biblioteca aos alunos e Pais/EE e possibilitar o acesso ao empréstimo domiciliário de livros.

Recolher e divulgar evidências da implementação do projeto.

Participar na sessão inicial de apresentação do projeto e nas restantes sessões presenciais, realizadas ao longo do ano letivo.

PAPEL DAS FAMÍLIAS

As famílias comprometem-se a encontrar um espaço e um tempo para lerem com as crianças.

Ler, regularmente, com as crianças, em casa, no jardim, no parque, no restaurante…, os livros requisitados semanalmente na biblioteca escolar, ou na biblioteca municipal, ou comprados, podendo seguir as propostas sugeridas pela equipa do projeto, no espaço dos livros 

Realizar, com as crianças, as propostas de atividades apresentadas nos roteiros, as quais podem ser adaptadas a qualquer livro.

Colaborar, com os docentes, na recolha de evidências para a divulgação e monitorização do projeto. Ex: fotos dos momentos de leitura (não é preciso mostrar os rostos); registo num “passaporte da leitura” dos livros lidos; partilha nas redes sociais dos momentos de leitura com o #lerforadaaescola…

Participar nas 4 reuniões anuais:

1ª lançamento do projeto – outubro

2ª balanço e partilha de experiências – antes do Natal

3ª balanço e partilha de experiências – antes da Páscoa 

4ª – balanço final de ano letivo

“É a importância dada aos livros no ambiente familiar que permite às crianças, quase sem querer, tornarem-se leitoras."

(Desmurget, M. (2024). Ponham-nos a ler! A leitura como antídoto para os cretinos digitais. Contraponto. p. 344)


Comentários