No dia 24 de novembro, data do aniversário do cientista Rómulo de Carvalho, António Gedeão enquanto poeta, comemora-se o Dia Nacional da Cultura Científica.
E que tal juntar ciência e poesia?
As bibliotecas escolares têm no seu acervo muito por onde escolher nesta área, quer livros informativos, quer literatura (poesia, aventura, teatro, ficção científica). É só lá entrar e escolher!
Aqui, pode-se ler uma seleção de poemas de vários poetas, com a ciência como tema.
Algumas sugestões de livros com o tema ciência que encontras na tua biblioteca:
George e o Segredo do Universo, de Stephen e Lucy Hawking: Um livro juvenil que combina uma aventura com conceitos de física e astronomia.
De diálogo em diálogo, conversa-se sobre matemática, sucessão das estações do ano na Terra ou em Marte, sons da Natureza, queda das folhas. Sente-se a presença de Gedeão, o autor de Lágrima de Preta em "O que tem a tua lágrima?" e em "O tio Antão". Patrícia interroga-se sobre os elementos químicos dentro de si.
Mundos paralelos : Uma viagem pela criação, dimensões superiores e futuro do cosmos
De uma forma divertida, este livro apresenta alguns dos principais temas e eventos científicos.
Começa com o Nada, depois o Big Bang, desfruta da Maçã de Newton para afrontar o Universo, o Mundo Físico, a cavalo num Cometa, e ver um Planeta Anão, a Terra a Move-se, imaginar Pangeia, discutir o tempo, os Átomos, Átomos e Moléculas, As Nuvens, as Estrelas Cadentes, as Células, cumprimentar Galileu Galilei, Arquimedes, os Primos, o Sistema de Numeração, o Teorema das Quatro Cores, a Tabela Periódica, As Leis do Movimento, a Velocidade da Luz e, para fechar, os Eclipses.
O protesto, de Eduarda Lima, é um grito silencioso. Dos minúsculos insetos aos animais de estimação, da floresta virgem ao rio da cidade, o silêncio ecoa por todo o lado.






Comentários
Enviar um comentário
Deixe o seu comentário. Será publicado depois de autorizado.