O Rotary Club de S. João da Madeira, em parceria com o Projeto Educativo Municipal e a Universidade Sénior, lança um novo projeto intergeracional que une jovens e séniores do concelho de S. João da Madeira.
Através de histórias de vida, textos criativos, ilustrações e artes manuais, pretende-se construir uma verdadeira “manta de retalhos” de afetos, memórias e talento.
Participarão séniores de várias instituições da cidade, assim como alunos do 1º ciclo ao secundário.
Os melhores trabalhos serão apresentados numa exposição pública no final do ano letivo.
Projeto: VOZES DA VIDA EM MANTA DE RETALHOS
Objetivo e processos
O projeto “Vozes da vida em manta de retalhos”, promovido pelo Rotary Club de S. João da Madeira e pela sua Universidade Sénior, em parceria com o Projeto Educativo Municipal, tem como objetivos o estabelecimento de pontes entre diferentes gerações e o estímulo à criatividade de jovens e menos jovens.
O cumprimento desses objetivos passa por:
- Proporcionar aos seniores a possibilidade de transmitirem às gerações mais jovens o testemunho das suas experiências de vida;
- Fazer compreender aos jovens a importância do conhecimento das vivências das gerações dos seus pais e avós.
Fases de desenvolvimento:
1- Divulgação e seleção de participantes.
- O projeto será divulgado junto de jovens e seniores, começando por se explicar os seus objetivos e as suas etapas;
- Os seniores serão escolhidos e indicados pelas associações locais, depois de auscultarem e incentivarem os seus associados a participar no projeto. (Sugestão de associações participantes: Habitar Orreiro, Espaço Renascer, do Parrinho, Santa Casa da Misericórdia, Associação “Mente em movimento”, Universidade Sénior, Associação “É bom viver” e outras.)
- Os jovens serão indicados pelos Agrupamento de Escolas, através de um processo de divulgação e esclarecimento no Projeto Educativo Municipal e envolvendo as respetivas direções, estruturas intermédias e docentes.
2- Fase de encontro e criação
- Selecionados os aderentes ao projeto, os seniores serão convidados a contar episódios da sua vida, ou a sua história de vida, enquanto os jovens selecionados elaboram textos sobre aquilo que ouviram, podendo escolher os aspetos que mais os cativaram. Os textos estarão sujeitos a um limite de palavras.
- A organização e as estruturas aderentes encarregar-se-ão de acertar as datas e os locais de encontro entre seniores e jovens.
- A organização recolherá os textos até dezembro, entregando-os a um Júri, que selecionará os melhores textos;
- Os textos selecionados serão entregues às Associações e Agrupamentos participantes, a fim de inspirarem trabalhos de ilustração (Desenho, pintura, BD, trabalhos manuais…)
3- Fase da Exposição pública.
- Em local previamente escolhido, serão instalados painéis de exposição, onde devem ser colocados, lado a lado, os textos e as respetivas ilustrações.
- Entre os painéis das ilustrações e dos respetivos textos serão colocados painéis separadores preenchidos por trabalhos em tecido (crochet, tricot, bordado, tecelagem…), elaborados pelas associações e escolas participantes, formando-se, assim, a “manta de retalhos”.
REGULAMENTO
“VOZES DA VIDA EM MANTA DE RETALHOS”
CONCURSO CONCELHIO DE ESCRITA CRIATIVA E ILUSTRAÇÃO
A Universidade Sénior do Rotary Club de S. João da Madeira, em parceria com o Projeto Educativo Municipal, promove o projeto “VOZES DA VIDA EM MANTA DE RETALHOS”, contemplando as fases de escrita criativa e ilustração, ambas resultantes dos depoimentos recolhidos pelos alunos na primeira fase do projeto.
1. PÚBLICO-ALVO
1.1 O Concurso é aberto a alunos dos Agrupamento Escolares de S. João da Madeira.
1.2 Os participantes dividem-se em quatro escalões:
a) Alunos dos 3º e 4º anos
b) Alunos do 2.º ciclo
c) Alunos do 3.º ciclo
d) Alunos do ensino secundário
2. TEMÁTICA
2.1 Os textos respeitantes à fase de escrita subordinam-se à temática geral “Vozes da vida” e baseiam-se nos depoimentos orais produzidos pelos seniores, podendo incidir em episódios dispersos, ou na abordagem geral das suas histórias de vida.
3. MODALIDADE
3.1 Texto narrativo ou poético, com o máximo de 250 palavras.
4. APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
4.1 Os trabalhos deverão ser inéditos, individuais, adequados ao tema e processados em computador, com a seguinte formatação: letra Times New Roman, tamanho 12, com o espaçamento de uma linha e meia.
4.2 – Os textos poderão identificar o entrevistado, caso este o autorize.
4.2 Os textos deverão ser assinados com um pseudónimo, devendo a entidade recetora do trabalho ficar com indicação da identidade do autor e do respetivo pseudónimo.
5. CRITÉRIOS DE APRECIAÇÃO
5.1 Serão tidos em consideração os seguintes critérios, cada um deles valorado entre um e cinco pontos:
b) Criatividade e originalidade na abordagem;
d) Organização textual;
e) Correção linguística.
6. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
6.1 Serão excluídos do concurso:
a) Os textos que não obedeçam ao tema e ao número de palavras.
c) Os textos que contenham algum elemento que identifique o autor.
7. PRAZOS E PROCEDIMENTOS
7.1 Os trabalhos deverão ser entregues, na Universidade Sénior, até 31 de dezembro de 2025, sempre assinados com pseudónimo e com a identificação em documento separado.. Há duas formas de entregar os trabalhos:
- através dos docentes dinamizadores que, por sua vez, os farão chegar à Universidade Sénior,
- enviando-os diretamente para o endereço eletrónico un.sen.sjm@gmail.com (neste caso identificando o autor no corpo da mensagem e assinando com pseudónimo o texto em anexo).
8 – JÚRI DA FASE DE ESCRITA
8.1- Os trabalhos serão analisados e classificados por um júri a designar, integrando professores da Universidade Sénior e personalidades de reconhecido mérito.
8.2 Cabe ao júri a apreciação dos trabalhos a concurso e a atribuição de prémios aos três primeiros classificados em cada escalão, podendo selecionar outros trabalhos com a qualidade necessária à passagem à fase de ilustração.
8.3 O júri poderá não atribuir prémios, se considerar que os textos apresentados são desprovidos de qualidade.
8.4 Das decisões do júri não cabe recurso.
9 – FASE DE ILUSTRAÇÃO
9.1 – Os textos selecionados pelo júri da fase de escrita serão entregues a alunos que se candidatem à fase de ilustração.
9.2 – Os critérios de classificação e seleção de trabalhos de ilustração ficam à responsabilidade de um júri a designar, integrando docentes da Universidade Sénior com formação na área e, eventualmente, outros convidados da área das Artes Visuais.
10. DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS
10.1 Os resultados serão divulgados online, no site do Projeto Educativo Municipal e no site e Facebook da Universidade Sénior.
10.2 A cerimónia pública de entrega dos prémios será oportunamente anunciada.
10. DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS PREMIADOS
10.1 A Universidade Sénior reserva o direito e o dever de difundir os trabalhos premiados, nomeadamente na Exposição final do projeto “VOZES DA VIDA EM MANTA DE RETALHOS”.
Comentários
Enviar um comentário
Deixe o seu comentário. Será publicado depois de autorizado.