Para passarem à fase concelhia do Concurso Interconcelhio de Leitura, os alunos do 2.º ciclo tiveram de responder ao seguinte desafio:
" E se, tal como a velha, tivesses o poder de destruir palavras? Quais escolherias e porquê? E quais escolherias para viver contigo?
Num pequeno texto, dá a tua opinião sobre o poder das palavras, justificando a tua resposta."
Eis as respostas que deram a vitória aos alunos que vão representar o AE na próxima fase:
"As palavras são muito importantes, mas algumas são muito desnecessárias e outras são muito importantes nas nossas vidas.
As palavras que, na minha opinião, são desnecessárias são as palavras “guerra” e “tristeza”. A palavra guerra não significa nada de bom para a sociedade, pois só traz medo e traumas que nunca vão desaparecer da cabeça das pessoas. Também mata muitas pessoas e crianças, o que é muito triste. A palavra tristeza traz um ar pesado e um desânimo muito grande.
Por outro lado, também existem muitas palavras alegres e, falando em alegres, existe uma palavra muito linda, a alegria. A alegria é uma palavra magnífica, que traz felicidade e brincadeiras, que traz corridas e risadas. Outra palavra que é muito necessária e que devia existir no mundo todo e nas pessoas todas é a amizade. A amizade é uma palavra que tem muitos significados, como por exemplo, a lealdade. Ser-se fiel com os nossos amigos é muito importante para manter uma relação saudável, para que os nossos amigos possam confiar em nós e contar-nos segredos. Outro significado que também é muito importante para uma amizade é o ser-se verdadeiro. Por exemplo, quando algo que nos está a incomodar ou a tua/teu amiga/o está a passar dos limites devemos avisar, mas com calma. Não é bom estarmos a esconder coisas dos amigos ou das amigas. Outra palavra que eu acho que é a palavra mais linda e com mais significados do mundo é a palavra mãe. Uma mãe é uma pessoa que nos protege, que nos ama, que nos apoia em todas as nossas decisões, que nos educa, que nos avisa dos nossos comportamentos e que quer tudo de bom para nós. Sem sombra de dúvidas que nunca vamos encontrar uma pessoa igual a uma mãe. Mãe pode ser uma palavra muito pequena, mas o seu significado é maior que o universo inteiro.
Cíntia Silva, 6ºano
"Se eu fosse a velha, não destruiria nenhuma palavra, porque, apesar de saber que há palavras que nos podem magoar, acho que temos de saber lidar com pessoas que não as sabem usar e considero que todas as palavras são importantes. Se foram usadas da forma correta, podem fazer coisas incríveis.
No entanto, não acho que todas as palavras tenham o mesmo valor. Algumas podem ajudar pessoas em momentos menos bons, por isso, se tivesse de escolher algumas palavras para levar comigo seriam "paz", "mundo", "guerra". Sei que "guerra" é uma palavra feia, mas também pode ser usada de outra forma. Como Ynari arranjou outra vida para a palavra "explosão", eu posso dizer "guerra de almofadas, "guerra de comida", "guerra de cores" e, assim, consigo dar uma nova e mais bonita utilidade a uma palavra antes tão detestável."
Margarida Costa, 6.º ano

Comentários
Enviar um comentário
Deixe o seu comentário. Será publicado depois de autorizado.