O DIA DA TERRA EM TEXTOS POÉTICOS

  O Dia da Terra foi comemorado pelas bibliotecas escolares em parceria com o Plano Nacional de Cinema e o programa Eco Escolas. As turmas de 4.º ano, depois da visualização do filme "Ove", analisaram um texto da revista Visão Júnior sobre problemas ambientais e responderam, ainda, a um desafio de escrita criativa. Eis o resultado dos alunos do 4.ºano da EB1 Fontainhas:

A Terra é paleta de pintor.

Com o azul pinta mares e rios.

Com o amarelo pinta desertos e dunas.

Com o vermelho pinta rosas e tulipas.

Com o castanho pinta troncos de árvores e a terra.

Com o verde pinta florestas.

Com o laranja pinta o pôr do sol.

Com a neve pinta a paisagem de branco.


A Terra canta.

Os pássaros fazem música logo pela manhã.

Irritado, o vento bate nas árvores e assobia.

Entediadas, as vacas gritam mú mú!


A Terra tem o perfume…

… das flores, das árvores, dos frutos, das ervas, dos campos, da terra molhada.

O cheiro do mar é salgado.

O cheiro da chuva é doce.

O cheiro da cachoeira é fresco e relaxante.


A Terra é luz.

O sol brilha até o dia fechar.

A lua brilha até a noite acabar.

Lá longe, vejo uma estrela que parece estar a piscar.

Aqui ao lado, vejo algo a voar, é um pirilampo que gosta de se iluminar.


A Terra tem magia.

O arco-íris que está sempre a brilhar.

As florestas que transpiram ar puro.

O fundo do mar que se enche de cor.

As altas montanhas que observam o mundo.

Os campos que, floridos, são pintados de cor.

O pôr do sol que mergulha no mar.

O vulcão que entra em erupção.


Comentários