O Dia da Terra foi comemorado pelas bibliotecas escolares em parceria com o Plano Nacional de Cinema e o programa Eco Escolas. As turmas de 4.º ano, depois da visualização do filme "Ove", analisaram um texto da revista Visão Júnior sobre problemas ambientais e responderam, ainda, a um desafio de escrita criativa. Eis o resultado dos alunos do 4.ºano da EB1 Fontainhas:
A Terra é paleta de pintor.
Com o azul pinta mares e rios.
Com o amarelo pinta desertos e dunas.
Com o vermelho pinta rosas e tulipas.
Com o castanho pinta troncos de árvores e a terra.
Com o verde pinta florestas.
Com o laranja pinta o pôr do sol.
Com a neve pinta a paisagem de branco.
A Terra canta.
Os pássaros fazem música logo pela manhã.
Irritado, o vento bate nas árvores e assobia.
Entediadas, as vacas gritam mú mú!
A Terra tem o perfume…
… das flores, das árvores, dos frutos, das ervas, dos campos, da terra molhada.
O cheiro do mar é salgado.
O cheiro da chuva é doce.
O cheiro da cachoeira é fresco e relaxante.
A Terra é luz.
O sol brilha até o dia fechar.
A lua brilha até a noite acabar.
Lá longe, vejo uma estrela que parece estar a piscar.
Aqui ao lado, vejo algo a voar, é um pirilampo que gosta de se iluminar.
A Terra tem magia.
O arco-íris que está sempre a brilhar.
As florestas que transpiram ar puro.
O fundo do mar que se enche de cor.
As altas montanhas que observam o mundo.
Os campos que, floridos, são pintados de cor.
O pôr do sol que mergulha no mar.
O vulcão que entra em erupção.
Comentários
Enviar um comentário
Deixe o seu comentário. Será publicado depois de autorizado.